Buscar

Gruta de Nossa Senhora de Fátima sediou confraternização de colaboradores da Arquidiocese



Na segunda-feira, 21 de novembro, secretárias, secretários e colaboradores que atuam nas paróquias e cúria da arquidiocese de Santa Maria tiveram seu dia de confraternização, para agradecer o trabalho de um ano que se encerra, mas sobretudo para celebrar a unidade na fé e o profissionalismo que marcaram o ano de 2022.

A equipe da Paróquia São José, de Nova Esperança do Sul, acolheu a todos com muita dedicação. Já na chegada os visitantes foram recebidos com lanche de boas-vindas. No entanto, a atividade mais importante da manhã foi a celebração eucarística, realizada na igreja natural, localizada no interior da gruta. Uma paisagem natural, que como explicou o arcebispo de Santa Maria “liga a Terra ao céu”. A celebração, presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin, foi concelebrada pelos padres Flávio Somavilla, Gerson Cavalheiro, Amauri Alexandrino e Darcione Martins.

A gruta, considerada a segunda maior gruta subterrânea da América Latina será elevada a condição de Santuário e receberá novas imagens de Nossa Senhora de Fátima, dos três pastorinhos e de São Miguel Arcanjo. Todas elas foram abençoadas pelo arcebispo metropolitano no encerramento da celebração.

Ao retornar para a área de lazer, algumas mensagens de alinhamentos sobre algumas ações da arquidiocese foram apresentadas pelo arcebispo. Após o almoço foram visitadas as cascatas que integram o complexo turístico, a Véu de Noiva e a Cascata dos Corvos.

Uma dinâmica que contemplou a reflexão sobre sentimentos que devemos “esvaziar” e sentimentos que devemos “preservar” foi realizada pela equipe da Cúria. Todos os presentes receberam uma mensagem do Papa Franscisco, um squezze e um cartão.

Para 2023 estão previstos quatro encontros que terão como objetivo a formação e capacitação dos profissionais e um quinto encontro de confraternização já está a agendado para 20 de novembro de 2023