Buscar

Fiéis lotam as ruas de Santa Maria para venerar Nossa Senhora Medianeira

Atualizado: 8 de nov.



Na manhã deste domingo, 6, de acordo com a Brigada Militar, mais de 250 mil pessoas vindas de diversos locais do Brasil e mesmo de países vizinhos, participaram da Romaria da Medianeira. Após a chegada dos Romeiros ocorreu a celebração Eucarística presidida por Dom Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Goiânia e Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e concelebrada por nosso Arcebispo Dom Leomar Brustolin, Dom Paulo de Conto Bispo emérito de Montenegro, Dom Hélio Adelar Hubert, arcebispo emérito da Arquidiocese de Santa Maria, Monsenhor Ademar Dantas, da Bahia e diversos padres atuantes na Arquidiocese de Santa Maria.

Em sua homilia Dom Justino ressaltou a importância da prática do amor fraterno pois ele é a resposta para todas as perguntas diante do mundo. Enfatizou o exercício do diálogo, da justiça, da paz, do direito dos mais pobres, migrantes, refugiados e todos aqueles que buscam teto, trabalho e terra. Alertou ainda, que a mesquinhez não combina com a santidade, e que a exemplo da prontidão de Maria ao visitar Isabel, devemos servir sem pensar nas dificuldades. Relembrou ainda os educadores, as crianças e os jovens.



Entre os participantes estava o casal Ricardo e Kelli Alves, naturais de Campo Grande (MS), que moram em Santa Maria desde 2013 e participam da Romaria da Medianeira desde então. Testemunham que neste ano “há um clima maior de acolhida e espiritualidade, todos parecem mais conectados com Deus e Nossa Senhora”. Vilson Roberto Silveira, de Caçapava do Sul, vem na Romaria da Medianeira à 16 anos agradecer pelas graças recebidas em sua saúde. Há 16 anos Vilson passou por um transplante de coração e prometeu à Mãe Medianeira participar de sua Romaria por 5 anos, porém volta a peregrinar todo ano para casa da Mãe. Outra romeira, Amélia Gomes veio de São Borja participar. Ela conheceu a Mãe Medianeira em um hospital - durante uma enfermidade do filho - "uma enfermeira me disse: peça uma graça de saúde à Nossa Senhora Medianeira, prometi participar da Romaria por 7 anos, fui atendida, mas venho anualmente já faz 15 anos”. Cristiane e Beline Fernandes junto de seu filho Toni, vieram de São Sepé encontrar a Mãe. O casal vem a mais de 30 anos agradecer, pedir graças, e cultivar os laços familiares junto à Nossa Senhora Medianeira.


Acesse fotos da Romaria aqui.

Texto: Paulo Fernando Marschner para PASCOM

Fotos: Alana Farias, Guilherme Bosi, Patrícia Castilhos e Luciano Martins para PASCOM.