top of page
Buscar

Fé & Café de outubro aborda relação entre o virtual e o sobrenatural

Os jovens estiveram reunidos para mais uma edição do Fé & Café, que foi realizado nesta quinta-feira, 5 de outubro, na Universidade Franciscana.


O encontro tratou sobre a temática ‘Vamos falar sobre inteligência artificial e espiritualidade? Perspectivas entre o virtual e o sobrenatural’ e foi conduzido pelo Pe. Júnior Lago, com assessoria da Irmã Liliane Alves Pereira, que é Doutora em Enfermagem, membro do Observatório de Bioética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e professora do curso de Enfermagem da UFN; e pelo docente da instituição de ensino Mirkos Ortiz Martins, Doutor em Nanociências e professor pesquisador do Programa de Pós-graduação em Nanociências (PPGNano) da UFN.

Para Ir. Liliane, a atividade é muito relevante pois permite-se debater um contexto que muitas vezes não é mensurável, como é o caso da espiritualidade, pois não se consegue dar código de valor para ela, ou se dá valor moral ou valor ético, ou se dá um valor, uma pontuação.


A religiosa ainda questionou os presentes a refletirem: "O quanto as máquinas estão limitando a nossa relação com os seres humanos? Na pandemia, a espiritualidade ganhou espaço de forma online, a união online se fez por comunhão, por solidariedade vivencial. Mas, precisamos ter a maturidade para parar e pensar a respeito pois, se não, seremos levados pelas postagens das redes sociais ou vivenciando e obedecendo algo que não existe, que é uma máquina.


"Diferente do apenas viver entre máquinas, a espiritualidade nos permite ter o olho no olho com as pessoas, nos permite ficar feliz de ver alguém que não vê a algum tempo e nos faz estar em comunhão. Precisamos ter a consciência de fazer uma coisa, sem esquecer da outra", finalizou. Já o professor Mirkos Ortiz Martins, que trabalha há oito anos com estudos sobre a inteligência artificial, comenta que ficou contente em ter sido convidado para falar sobre questões técnicas, principalmente por atuar na área tecnológica. “Cada dia o interesse por estas inovações está se intensificando no dia a dia dos seres humanos. Os acadêmicos têm tido bastante contato por meio das redes sociais. Pensa-se que a inteligência artificial afasta as pessoas da espiritualidade, acredito que é interessante a gente pensar nesse sentido e conversar com as pessoas a relação a isso”.

O Fé & Café acontece de forma mensal, com objetivo de reunir a comunidade jovem em encontros mensais para diálogos a partir de temas sugeridos e propostos por eles mesmos. Estas conversas devem contar com a presença de profissionais de diversas áreas para promover a troca de conhecimentos sobre os assuntos que geram curiosidade e que muitas vezes, pela correria diária, são ignorados, podendo assim seguir cuidando da humanização e da espiritualidade.


Além do diálogo, os encontros são conduzidos por jovens e animados com músicas de diferentes estilos. Aberto a todos que quiserem participar, as datas para os próximos encontros são anunciadas pelo Instagram da Arquidiocese de Santa Maria, do Grupo Jovens SM e da Pastoral Universitária da UFN.




Fotos: Ascom ArquiSM Com informações de Vitória Oliveira/UFN

bottom of page