top of page
Buscar

Exposição marca os 800 anos da criação do Presépio de Natal


A Arquidiocese de Santa Maria, em parceria com a Universidade Franciscana, realiza a 1ª Exposição de Presépios da Arquidiocese.


A exposição é celebrativa pois marca os 800 anos da primeira encenação do Presépio por São Francisco de Assis em Greccio, na Itália.


A abertura acontece em 25 de novembro de 2023, às 16h, na Cripta da Basílica da Medianeira. Venha participar e reviver esse sagrado mistério.



O primeiro Presépio de Natal


São Francisco de Assis é o criador do presépio, uma das mais belas tradições natalinas – e ela está completando 800 anos de existência neste Natal.


O Pobrezinho de Assis começou a recriar o nascimento de Jesus em 1223 – três anos antes de morrer. O local do primeiro presépio foi a pequena localidade de Greccio, a cerca de 90 quilômetros de Roma.


Ali, com a ajuda de um cavaleiro local chamado Giovanni, Francisco escolheu uma caverna em um penhasco para a celebração da Santa Missa e comentou que desejava representar a memória daquele Menino que nascia em Belém, vendo “o máximo possível, com meus próprios olhos corporais, o desconforto das necessidades do Filho de Deus, como Ele ficou numa manjedoura e como descansou no feno”.


De fato, a cena ganhou vida com a presença de animais vivos, do feno e da manjedoura. As pessoas reunidas puderam assim aprofundar-se no mistério da Encarnação de uma forma inspiradamente nova.


Tempos mais tarde, foi construído um altar sobre a manjedoura e uma igrejinha em torno da gruta. A tradição de recriar o presépio de Jesus em Greccio foi se consolidando e espalhando por outras partes da Itália – e, com o passar do tempo, pelo mundo cristão inteiro. Hoje o local recebe visitação de multidão de fiéis todos os anos.



1ª Exposição de Presépios da Arquidiocese


Data: 25/11/2023 a 13/01/2024

Horário de Visitas: 8h às 11h30 - 14h às 18h

Local: Cripta de Nossa Senhora Medianeira, na Av. Nossa Senhora Medianeira, nº 631 - Santa Maria/RS

bottom of page