Buscar

Espiritualidade e devoção marcam o encerramento da 79ª Romaria Estadual da Medianeira




Ao longo da tarde deste domingo (6), centenas de fiéis estiveram no Parque da Medianeira participando dos diferentes momentos de fé e devoção, nos Espaços de Espiritualidade e nas celebrações na Basílica, conforme previstos na programação da Romaria deste ano.


Muitos fiéis se dirigiram até à Basílica e ao Altar Monumento para a Veneração da Imagem da Medianeira. No Altar Monumento, o Arcebispo Dom Leomar Antônio Brustolin realizou a Benção da Saúde, às 15h, para os fiéis que estavam presentes no Parque da Medianeira. Os jovens que participaram da Romaria Jovem levaram ao encontro da Mãe Medianeira o ícone do Beato Carlo Acutis, patrono da juventude, para que juntos retornassem a Cripta da Basílica de Nossa Senhora Medianeira. Em sua fala, Dom Leomar destacou a importância do protagonismo dos jovens na Igreja, ressaltando que, na Arquidiocese de Santa Maria, a igreja está muito bem pois ela tem a presença dos jovens, e convidou as famílias para que motivem os jovens para que venham fazer parte da Igreja de nossa Arquidiocese. A juventude assumiu um compromisso com o arcebispo de realizar o Natal no Parque, que será realizado para os irmãos e irmãs menos favorecidos.


Encerrada a Benção da Saúde, a Imagem da Medianeira retornou para a Cripta, onde, durante o dia, aconteceram Confissões e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Com o retorno da Imagem da Medianeira à Cripta, iniciou-se o Terço Vocacional, com a ampla participação dos jovens.


Ainda na Cripta, às 18h, foi realizada a Benção do Santíssimo. Os fiéis presentes fizeram orações e cantaram Salmos. Na Basílica, no mesmo horário, o Arcebispo Dom Leomar Antônio Brustolin, juntamente com os educadores, conduziram a Santa Missa de Encerramento, concluindo momentos de espiritualidade desta 79ª Romaria Estadual da Medianeira. A Santa Missa foi transmitida pela TV Aparecida e pela Divino Pai Eterno. Antes da celebração, o Irmão Alan, do Santuário Nacional de Aparecida fez a entrega solene da imagem Fac simile de Nossa Senhora Aparecida. A Arquidiocese de Santa Maria, em retribuição, presentou com a imagem de Nossa Senhora Medianeira de todas as graças. Dom Leomar destacou que Maria é a educadora da Paz e quem abre os caminhos para o Evangelho.






Neste final de semana, a Igreja Católica celebra a Solenidade de Todos os Santos. Nesse sentido, Dom Leomar ressaltou durante a Homilia que todos os batizados tem a mesma vocação: serem santos. Segundo Dom Leomar, "ser santo é ser feliz". E complementa dizendo que quem é fiel a Deus é quem vive a Sua Palavra e encontra na sua entrega a felicidade.


Ao final, o Arcebispo concluiu: "felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céus, e a humildade que é presente neles compreende os mesmos sentimentos que habitam em Jesus".


Acesse às fotos da Romaria aqui

Texto: Eduardo Simioni e Iasmin Caroline de Almeida Veeck para a PASCOM

Fotos: Marceli Rossi e Guilherme Bosi para a PASCOM