top of page
Buscar

Encontro de secretárias e secretários paroquiais apresenta diretrizes para o Sacramento do Batismo


Secretárias e Secretários no Salão Azul da Basílica

Na manhã desta segunda, 8 de agosto, foi realizado o terceiro Encontro de Secretárias e Secretários paroquiais de nossa arquidiocese neste ano. Dando sequência ao processo de formação permanente, hoje, na Basílica da Medianeira, foram abordadas questões relativas à transparência financeira e as novas diretrizes para o Sacramento do Batismo, que serão colocadas em prática no próximo ano.


Após a acolhida, os participantes realizaram um momento de devoção e oração em frente ao quadro de Nossa Senhora Medianeira. E, cumprindo a programação ocorreram as apresentações e discussões.


O primeiro a fazer sua explanação foi o ecônomo da arquidiocese, Pe. Vanderlei Cargnin, SAC, que solicitou a colaboração de todas as paróquias para organizar o tópico financeiro/contabilidade. A necessidade de um treinamento presencial com a operadora do sistema Theós foi levantada e ficou pré-agendada para a segunda quinzena de setembro.


O frei Valdir Pretto, OFMCap, e a jornalista e coordenadora da Pastoral Universitária da UfN, Marielle Flôres, apresentaram as ações para a implantação da Pastoral Universitária. A assembleia foi orientada a, dentro do possível, orientar suas comunidades para entrarem em contato e participarem.


A maior parte da reunião foi destinada a divulgar e aprofundar a nova Metodologia do Batismo a ser implantada no ano de 2023. O arcebispo metropolitano, Dom Leomar, explanou sobre as etapas, materiais, formação de catequistas do batismo, inscrição, registro nos livros e a celebração em si foram apresentados e debatidos.


Na avaliação de Silvana Piovesan, coordenadora da Associação Santa Marta, que representa os profissionais, o encontro de hoje foi de suma importância porque os secretários e secretárias paroquiais receberam todas as orientações: “entendemos desde o início do processo, quando os pais vão à procura do Sacramento para o filho até o pós celebração. Vimos materiais e formações e tivemos esclarecimentos de dúvidas sobre o processo. A nova metodologia do Batismo fará com que toda a arquidiocese caminhe unida, todas as paróquias no mesmo caminho e com o mesmo objetivo” – concluiu Silvana.


No encerramento, antes da bênção final, foram dados avisos sobre a Romaria das Famílias, o Simpósio de Mariologia e a Romaria da Medianeira.


O encontro foi finalizado com um almoço de confraternização entre os colaboradores.





bottom of page