Buscar

Encontro de Coordenadores de Catequese

Comissão Executiva do Projeto de Iniciação a Vida Cristã apresentou o processo de evangelização que será adotado na ArquiSM.


A Basílica da Medianeira, recebeu na manhã do dia 11 de dezembro, o primeiro Encontro de Coordenadores de Catequese. Representantes das paróquias que formam nossa Arquidiocese, a Comissão Executiva do IVC da ArquiSM, religiosas, presbíteros e o arcebispo metropolitano fizeram parte do grupo. A reunião apresentou o projeto, que visa renovar a comunidade paroquial através do Processo de Iniciação à Vida Cristã.

Após a acolhida dos participantes realizada pelo Pe. Alcione Carvalho e a bênção inicial, pelo Pe. Cristiano Quatrin, Dom Leomar explicou que, “na Catequese apresentar a Fé uma prioridade”. Assim, a necessidade é formar discípulos missionários, incluir as famílias e acolher bem aos que chegam em nossas comunidades de Fé.

A apresentação do material, que foi entregue para os participantes, ficou a cargo das catequistas que compõem a comissão. O livreto traz o Itinerário Catecumenal que será implantado na ArquiSM a partir de 2022. Com a descrição dos Tempos e etapas, metodologias a serem seguidas, subsídios e recursos que devem ser adotados. Desta forma, haverá uma unidade arquidiocesana, no tange à IVC, desde o período de inscrições até o detalhamento dos assuntos tratados em cada encontro. Assim como uma diretriz única para a formação de crianças, jovens e adultos.

Também foi exposta a necessidade de formar catequistas aptos a trabalhar com Catequese Inclusiva, “que pretende atender demandas de iniciar na fé todos os que desejam se aproximar do Senhor.”

Ainda dentro do aspecto formativo, o IAPC - Instituto Arquidiocesano de Pastoral Catequética - terá sua programação no próximo ano totalmente voltada para a formação, qualificação e reciclagem dos catequistas. Os encontros acontecerão nos segundos sábados de cada mês. E mais informações serão publicadas em breve.

Os próximos encontros de coordenadores de catequese acontecerão nos meses de maio e setembro e as Assembleia de Catequistas acontecerão em março e julho do próximo ano.