Dividida em quatro partes, Liturgia da Vigília Pascal traz reflexões do amor de Deus que se manifesta na criação, na eleição, na libertação e na salvação.
Neste Sábado Santo, às 20 horas, foi celebrada a Vigília Pascal, na Basílica da Medianeira, denominada por Santo Agostinho como a Mãe de todas as Vigílias. A celebração iniciou com as luzes da Igreja apagadas. A primeira parte foi dedicada a Liturgia da Luz, com a benção do fogo e a preparação e acendimento Círio Pascal. A procissão, nesta celebração, introduz o Círio na igreja e durante a caminhada os fiéis puderam acender suas velas no Círio, como forma de representar que a luz do Cristo ressuscitado resplandece e dissipa as trevas, para lembrar que “Cristo Ressuscitado é a luz do mundo, Aquele que quebra a escuridão da morte e do pecado!”
A segunda parte da liturgia foi dedicada à Palavra, entre Salmos e Leituras do Antigo e novo Testamento, leitores se revezaram no ambão, trazendo aos presentes, através de passagens bíblicas, reflexões do amor de Deus que se manifesta na criação, na eleição, na libertação e na salvação.
A terceira parte da celebração teve como centro a Liturgia Batismal com a Bênção da Água Batismal e a renovação das promessas do batismo. Os sacerdotes aspergiram o povo, em um ato de recordação do batismo de cada um.
A última parte da celebração foi destinada a Liturgia Eucarística, que nos convida a viver a nova vida de ressuscitados junto com Jesus! “Que a Eucaristia seja o alimento que sustenta o homem e a mulher no caminho para a eternidade.”
Durante o sermão, Dom Leomar nos lembrou que “Jesus não é uma lembrança, uma memória. Jesus é uma presença em nossas vidas. Aleluia! Deus seja Louvado!” E como pedido aos presentes na celebração pediu: “Que nenhuma tristeza neste mundo, nenhuma escuridão, nenhum frio seja mais forte do que a alegria, a luz e o calor que vem do Ressuscitado. Que nada esconda o brilho desta noite. Este brilho que vem da presença do Ressuscitado!”
O Ressuscitado vive entre nós! Aleluia! Viavamos como filhos da Luz. Santa Páscoa!
Comments