top of page
Buscar

Dom Leomar lança livro com meditações para as festas de Nossa Senhora

No domingo, 19 de novembro, o Arcebispo de Santa Maria Dom Leomar Antônio Brustolin lançou seu livro intitulado "Ave, Filha do teu Filho". A cerimônia de lançamento foi realizada na Basílica de Nossa Senhora Medianeira e contou com a presença de autoridades, religiosos e demais interessados no tema da mariologia.


Logo no início, o professor Márcio Cenci, coordenador do Instituto Franciscano de Espiritualidades e Humanidades da Universidade Franciscana abordou brevemente alguns aspectos do livro:


"O livro “Ave, filha de teu filho: meditações paras as festas de Nossa Senhora” precisa ser lido com a atenção dedicada à meditação. É um guia para a reflexão profunda acerca da humanidade, santidade e seguimento de Jesus com Maria. Pode-se ler de uma vez, mas aproveitar as oportunidades do ano litúrgico, nas celebrações e festas da Mãe de Deus e nossa, para a leitura, mantém nossas mentes e nossos corações dispostos ao seu ensinamento e testemunho de fazer tudo o que Jesus quer de nós. Não basta passar pelas frases e páginas do livro. Exige-se a devida demora da oração e da meditação. Suas páginas contêm muito mais do que trechos da Sagrada Escritura, meditações e orações.

Com uma edição bem-acabada e profissional realizada pela editora Paulus, acompanha a cada tópico e tema uma reprodução de uma obra de arte mariana, com excelente qualidade da impressão. Possui uma estrutura formativa clara: em cada capítulo, começa com passagens da Sagrada Escritura, dos livros: Gênesis, Ester, Mateus, João, Apocalipse, com ênfase especial em Lucas e Atos dos Apóstolos. Com isso mostra a prioridade histórica da Sagrada Escritura como um terreno no qual a devoção mariana germina e frutifica. Estabelecido esse terreno, Dom Leomar desenvolve uma meditação, profunda e com erudição referindo, conforme o tema, o Magistério da Igreja, os santos Padres, ou outros importantes escritos de teólogos e místicos sobre temas marianos.

Portanto, com isso nos indica qual o caminho a seguir para podermos cultivar a nossa fé. Não se sei era intencional, mas me senti impelido a buscar ler os textos referenciados em cada meditação para continuar a reflexão. E, por fim, apresenta uma oração consoante ao tema ou tópico, que exalta o lugar de Maria no ministério de Cristo e da Igreja.

O livro está dividido em duas partes. A primeira, diz respeito à mariologia narrativa (Brustolin, 2023, p. 09-103), a segunda sobre algumas devoções marianas (Brustolin, 2023, p. 105-162). Dom Leomar nos oferece um livro de meditações e nos mostra um conhecimento sobre a humanidade e santidade de Maria. Sobre a sua relação com Deus para nos ajudar a ficarmos mais inteligentes em nossa fé, para que sejamos pessoas melhores, mais conscientes, mais capazes de escutar de forma qualificada e, com isso, mais capazes de misericórdia e do seguimento de Jesus. Enfim, temos um belo livro para meditar e rezar nas festas marianas que nos deixa mais inteligentes e convictos na fé em Jesus."


Na ocasião, Dom Leomar concedeu autógrafos e tirou fotos com os presentes. O livro, baseado nas homilias preparadas pelo Arcebispo durante a trezena da 79ª Romaria Estadual da Medianeira, foi confeccionado pela Editora Paulus, e pode se adquirido na Secretaria da Basílica da Medianeira e/ou junto a Editora.



bottom of page