Buscar

Dom Armando Bucciol ministra formação sobre Liturgia em Santa Maria

Referência no assunto no Brasil, aborda os fundamentados na Constituição Sacrosanctum Concilium e a Carta Apostólica Desiderio Desideravi.

O Instituto São José acolhe os 250 participantes do Encontro Arquidiocesano de Formação Litúrgica, ministrado pelo bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, BA, Dom Armando Bucciol. Sob o tema “Redescobrir a beleza da Liturgia”, Dom Armando relaciona, de forma clara, os fundamentos da Constituição Sacrosanctum Concilium e da Carta Apostólica Desiderio Desideravi e apresenta caminhos para sua aplicação prática em nossas celebrações e ritos.

Com seu jeito simples, o assessor alertou para a importância de reaprendermos a contemplar a beleza de forma integral, redescobrir o gosto pela liturgia, como torná-la mais cristã e mais coerente com o Evangelho. Entre outros documentos, trouxe à luz a Lumen Gentium, um dos mais importantes documentos do Concílio Vaticano II.

Para o Pe. Gerson Cavalheiro, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, o assessor é “Encantador, interessante, profundo, simples e direto, Dom Armando mostra que é possível uma liturgia pé no chão, mas algo muito preciso e precioso. Revistamos o Concílio Vaticano II, que quis realizar uma conversão da Igreja, uma Igreja toda luz e coerente com o Evangelho. Podemos dizer que Dom Armando, foi aos poucos domando a criatividade selvagem e nos mostrou que o simples é profundo.”

No primeiro dia, a atividade prática ficou por conta da orientação da realização do Rito de Entrega da Palavra e do Pai Nosso. Padres, catequistas, ministros foram norteados em detalhes pelo assessor de como proceder.

O bispo afirma que apenas partilha o que a Igreja ensina e reforça que só amamos o que conhecermos, e conhecer a liturgia de uma forma simples e profunda é muito gratificante. Quem participou deste encontro sai com o aprendizado de como rezar melhor.