top of page
Buscar

Dia do Diácono é comemorado com celebração eucarística

No dia 10 de agosto, a Igreja comemora o Dia do Diácono, na festa de São Lourenço, diácono e mártir, que é o patrono dos diáconos.

O diácono é uma vocação ministerial para o serviço. Seu nome vem do termo ‘diaconia’, que significa, justamente, serviço. O ministério diaconal possui três dimensões: o serviço da Palavra de Deus, o serviço da Caridade e o serviço da Liturgia.

O ministério diaconal vem crescendo nas comunidades à medida que é compreendido o seu valor e contribuição para uma Igreja cada vez mais servidora. O Documento de Puebla manifesta a missão confiada aos diáconos:

“O diácono, colaborador do bispo e do presbítero, recebe uma graça sacramental própria. O carisma do diácono, sinal sacramental de Cristo-Servo, tem grande eficácia para a realização de uma Igreja servidora e pobre, que exerce sua função missionária com vistas à libertação integral do homem” (Puebla, 697).

Na Arquidiocese de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin celebrou uma missa especial com a presença dos diáconos de nossa Arquidiocese. A Santa Missa foi realizada na Catedral Metropolitana de Santa Maria. Veja fotos:



Comentários


bottom of page