top of page
Buscar

Colaboradores das paróquias e Cúria Metropolitana recebem treinamento no Sistema Thèos


Mais um passo na qualificação da gestão das paróquias e da Cúria Metropolitana foi dado nesta semana. De 27 a 30 de setembro, as equipes vivenciaram quatro dias de imersão no sistema eclesial com a assessoria de Glaucia Sarmento, da equipe Thèos. Entre momentos expositivos e laboratórios práticos foram alinhados processos administrativos, financeiros, contábeis, de departamento pessoal e principalmente pastorais.

No primeiro dia foram realizados treinamentos com as equipes da Cúria Metropolitana, com foco na parte de certidões e contábil e na reorganização do departamento pessoal que a partir de janeiro de 2023 usará o Sistema Thèos.

Nos dias 28 e 29 o encontro foi realizado nas dependências da Faculdade Palotina (FAPAS) com a participação de colaboradores, secretárias, secretários e padres. A quarta-feira foi dedicada a organização dos processos administrativos, contábeis e financeiros. Foi realizada uma orientação única para todas os envolvidos e determinadas as atividades que competem a cada parte, ou seja, quais são as atividades sob responsabilidade das paróquias e quais são as ações que devem ser feitas pela Cúria, entendendo que todos fazem parte de um processo e que cada parte tem valor e importância no todo. Na quinta-feira a abordagem se baseou nos processos pastorais revisitando as formas de cadastro de fiéis e dos sacramentos e suas formas de arquivamento, com a adequação para a nova Lei Geral de Proteção de Dados.


No encerramento as secretárias foram presenteadas com flores e bombons alusivos ao Dia da Secretária (o) celebrado em 30 de setembro.


Para Bianca Tolfo, secretária da paróquia Santo Antônio de Pádua “o treinamento do sistema eclesial para colaboradores da arquidiocese ajudou a recordamos alguns aspectos que já haviam sido passados e recebemos algumas dicas para nos organizarmos nos lançamentos. Muitas questões foram analisadas, questionamentos foram feitos, facilitando assim o entendimento geral” declarou a participante.

O último dia foi reservado para a estruturação da contabilidade e financeiro da Cúria Metropolitana.


Para o Padre Vanderlei Cargnin, SAC Ecônomo e Moderador da Cúria, que idealizou o treinamento, “esses encontros são importantes porque colaboram na formação de nossas pessoas. Precisamos entender que é preciso fazer o que é certo e ocuparmos ao máximo o que Sistema pode nos oferecer. Seja na parte contábil, financeira e também, nos ajustarmos as legislações vigentes. Sou grato pela presença de todos, principalmente das secretárias, porque é na ponta que as coisas acontecem” afirmou o padre.


Veja mais fotos do encontro em nosso Flickr - https://www.flickr.com/photos/196582398@N05/albums/72177720302475279


bottom of page