A Arquidiocese de Santa Maria celebrou na noite desta Quinta-feira Santa, a Santa Missa da Ceia do Senhor ou Lava-Pés, que marca o início do Tríduo Pascal. O Tríduo Pascal é o ápice da Semana Santa, e segue até as vésperas do Domingo de Páscoa. A primeira parte é a Celebração da Ceia do Senhor, seguida da Paixão de Cristo, na sexta-feira, e a Vigília Pascal, no sábado.
O Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, esteve presidindo o Lava-Pés na Paróquia São Vicente Ferrer, na cidade de São Vicente do Sul. Durante a celebração, ele lavou e beijou os pés de crianças, jovens e adultos, assim como Jesus com seus discípulos, recordando a Última Ceia.
Quinta-feira à noite é o momento em que a Igreja contempla, em Nosso Senhor, a sua essência, que está na caridade sem reservas, no Sacramento do Amor que Ele instituiu. O lava-pés é uma verdadeira ação litúrgica, e deve ser vivida como tal, tendo diante dos olhos o exemplo de humildade de nosso Deus, que se rebaixa para nos servir, livremente. Cristo ordenou: o que Ele fez, nós devemos repetir uns nos outros.
Ao final da liturgia da Quinta-feira Santa, ocorre a Transladação da Eucaristia para um local fora do presbitério ou da Igreja. As reservas eucarísticas, separadas para a comunhão da Sexta-feira Santa, não ficam no sacrário central do presbitério. A Igreja leva, em procissão solene, e as deposita num sacrário dignamente ornado, a fim de que se possa permanecer em vigília com o Senhor durante toda a noite, ou, ao menos, por algumas horas. Essa adoração é feita de modo sóbrio, sem solenidade.
Após o translado do Santíssimo, todas as toalhas do altar, bem como as flores e todo o decoro da arrumação da Igreja, são recolhidos. É o chamado desnudamento do Altar onde, em silêncio e profunda compenetração, a Igreja entra em agonia com o Senhor pelo momento derradeiro de seu sacrifício na Cruz.
Em todas as Igrejas Matriz da Arquidiocese de Santa Maria também foi realizada a celebração da Ceia do Senhor.
Comments