top of page
Buscar

Celebração com imposição das cinzas marcou o início da Quaresma

Na Quarta-feira de Cinzas, celebrada em 2024 no dia 14 de fevereiro, ocorreu a Santa Missa com Imposição das Cinzas, tradicional momento celebrado pela Igreja Católica.


Dom Leomar Brustolin, Arcebispo de Santa Maria, celebrou ao meio dia, na Catedral Metropolitana, junto ao concelebrante e pároco da Paróquia Imaculada Conceição, Pe. Gerson Gonçalves, e ao Diácono Maicon Marion.


A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja, dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.


A intenção desse sacramental é nos levar ao arrependimento dos pecados, é fazer-nos lembrar que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu.




Fotos: Pascom/Catedral Metropolitana

Kommentare


bottom of page