Buscar

Casa Papa Francisco inicia suas atividades em Santa Maria

A ação marca a instalação dos Freis Franciscanos que atuarão frente à nova obra da

Ação Sociotransformadora na Arquidiocese.




Inspirado pela ação do Papa Francisco que desde 2015 disponibilizou uma lavanderia comunitária para a população carente da cidade de Roma, Dom Leomar Antônio Brustolin, traz para Santa Maria a Fraternidade O Caminho, para realizar semelhante trabalho junto aos que se encontram em situação de vulnerabilidade. A Casa Papa Francisco é um espaço coordenado pela comunidade religiosa da Fraternidade O Caminho onde os desvalidos encontrarão uma lavanderia comunitária, podendo lavar suas roupas gratuitamente e receber atenção humanitária e espiritual. Localizada na Rua Silva Jardim, 1704 – a Casa Papa Francisco será inaugurada no dia 18 de junho. A celebração de inauguração iniciará com missa na Catedral Metropolitana de Santa Maria, às 10 horas e na sequência os participantes seguem em procissão até o endereço da nova obra social da arquidiocese. O acolhimento e atendimento aos “filhos prediletos”, como são chamados os acolhidos iniciará na sequência.


Os freis franciscanos trabalham com uma abordagem diferenciada junto as pessoas em vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Não se limitando ao ato de fornecer alimentos, mas “buscam de forma intensa a reabilitação dos que estão à margem da sociedade e precisam reencontrar a dignidade, enquanto pessoa humana”.



Sobre a Fraternidade O Caminho

A Fraternidade O Caminho é uma Associação Pública de Fiéis de Direito Diocesano, católica, plurivocacional, formada por consagrados, sacerdotes e leigos. Criada em São Paulo, no ano de 2001, começou como uma Casa de Acolhimento, com o passar do tempo e de muito discernimento tornou-se uma comunidade totalmente consagrada a Jesus. A realidade do vício das drogas e do tráfico foi o “ponta pé” inicial para a origem da Fraternidade que neste momento atua em 16 estados brasileiros e em 14 países.

Os Irmãos trabalham em quatro frentes, denominadas Missões: Missão Anawin É uma ação com a população em situação de rua. Essa missão conta com dois serviços: a ida às ruas, às cracolândias e às periferias e o acolhimento nas casas de passagem. Missão Dimas - serviço com os presos. É realizado em conjunto com a Pastoral Carcerária e sua pedagogia consiste na criação de laços de amizade, momentos de oração, preparação de Santa Missa e Sacramentos. A missão Sede Sóbrios envolve o tratamento terapêutico, o acompanhamento pós-tratamento e o acompanhamento das famílias dos acolhidos. Através de encontros semanais, garantem a manutenção da sobriedade durante o período de ressocialização. E a Missão Madalena, voltada para mulheres que se encontram em situação de prostituição. A Fraternidade vai ao encontro dessas mulheres, vítimas do descaso e da falta de oportunidade, nos mais variados lugares onde elas se encontram, seja em nas zonas meretrícias, nas ruas e ou nas praças.