top of page
Buscar

Assembleia Ordinária dos Diáconos do RS é realizada em Santa Maria


Neste final de semana a Arquidiocese de Santa Maria acolheu a Assembleia Ordinária dos Diáconos do Regional Sul III. Participaram aproximadamente trinta diáconos de diversas dioceses do Rio Grande do Sul. A arquidiocese de Santa Maria contou com maior contingente de participantes: sete diáconos, sendo que cinco acompanharam a programação na íntegra. O encontro aconteceu de sexta-feira, 11 até domingo, 13. O encerramento aconteceu na Basílica de Nossa Senhora Medianeira, com uma missa celebrada pelo arcebispo emérito, Dom Hélio Adelar Rubert.

O Arcebispo, Dom Leomar Antônio Brustolin, ofereceu todo o apoio, embora não pudesse participar pois está comprometido com o Congresso Eucarístico Nacional, realizado simultaneamente na cidade de Recife. As irmãs de Maria de Schoenstatt acolheram os diáconos e deram todo o suporte para que o mesmo transcorresse da melhor maneira. Na sexta-feira à noite foi feita a acolhida e no sábado a programação foi mais intensa começou com uma palestra do Pe. Enio José Rigo sobre liturgia, centrando especialmente sobre a Carta Apostólica do Papa Francisco: Desiderio desideravi. Na parte da parte a atividade dividiu-se em duas partes: visita guiada pela irmã Marcia à casa museu de João Luiz Pozzobon e encerrando com outra palestra ministrada pelo seminarista palotino, Jonas Vilella, sobre Sinodalidade. O encontro encerrou no domingo pela manhã com a missa na Basílica da Medianeira.

Sem dúvida o ponto mais significativo da Assembleia foi a convivência e a troca de experiência entre os diáconos enriquecidos com palestras realizadas. Segundo informes fornecidos, atualmente, o Rio Grande do Sul conta com aproximadamente trezentos diáconos, portanto, cerca de dez por cento deles estiveram presentes. Cabe um grande agradecimento às irmãs de Maria de Schoenstatt e aos palestrantes que asseguraram ótimo nível de reflexão. A arquidiocese de Santa Maria brindou os participantes com edições do Jornal O Santuário e lembranças da 79ª. Romaria e da Medianeira.


Colaboração: Diácono Ricardo Rossato

bottom of page