Buscar

Assembleia Arquidiocesana do Clero é realizada no Instituto São José

A atividade abriu espaço para reflexões, formação e debate de diretrizes para o próximo ano.

Na terça, 7 de dezembro, o Instituto São José recebeu a Assembleia Arquidiocesana do Clero de Santa Maria. O segundo encontro sob a orientação de Dom Leomar, como Arcebispo de Santa Maria, promoveu formação e também levantou questões administrativas referentes às paróquias.


No âmbito da formação o arcebispo realizou uma apresentação e propôs uma reflexão sobre Sinodalidade, também foram informados os nomes dos integrantes da Comissão do Sínodo na esfera arquidiocesana. Uma live, aberta para toda Arquidiocese, acontecerá no dia 13/12, sob a temática Sinodalidade na Igreja, com a participação do Pe. Tiago de Fraga Gomes - Doutor em Teologia, Professor da PUCRS, reitor do Seminário Maior da Diocese de Osório – RS. Ainda com foco formativo o Pe. Bertilo Morsch apresentou o Diretório da Formação para seminaristas e o Pe. Alcione Carvalho fez uma explanação do Projeto IVC (Iniciação à Vida Cristã) que será implantado a partir de próximo ano.


Ainda no turno da manhã foram apresentadas ações da Pastoral Presbiteral, pelo Pe. Cristiano Quatrin, com proposição do calendário de 2022 e a Assessoria de Comunicação apresentou o novo site da Arquidiocese de Santa Maria.


Durante a tarde, o novo Ecônomo, Pe. Vanderlei Cargnin, fez uma explanação transparente dos assuntos econômicos e administrativos, incluindo dados sobre a situação econômica da diocese, o patrimônio, a situação das paróquias, e também abriu espaço para discussão com o membros da diocese de como será a metodologia do trabalho na dimensão econômica nos próximo anos.


Também foi apresentada a agenda de atividades para o próximo ano e ao final da reunião, Dom Leomar fez as nomeações e transferências, que acontecem a partir de fevereiro de 2022.


Dom Leomar, destacou a importância deste encontro para aprofundar, refletir e viver a sinodalidade. Padres, diáconos e bispos reunidos para planejar o caminho da arquidiocese no próximo ano. “Assim nos comprometemos a escutar a realidade de nossas comunidades, de nossos fiéis e procurar atendê-los melhor para transmitir a Fé às novas gerações e buscar caminhos que formem discípulos missionários. Creio que esta assembleia tenha fortalecido nosso vínculo de pertença e comunhão.” Afirmou o Arcebispo de Santa Maria.