Buscar

Arquidiocese de Santa Maria realiza a 1ª Romaria dos Ciclistas

Atividade pretende integrar saúde, espiritualidade e lazer entre os participantes



Como forma de comemorar o Dia Nacional do Ciclista, festejado no dia 19 de agosto. A Arquidiocese, por meio do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) e com o apoio da Prefeitura de Santa Maria, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual, DAER e de diversas empresas ligas ao esporte e a saúde promove a 1ª. Romaria dos Ciclistas. A atividade ocorre no dia 21 de agosto, domingo, com largada às 8h30, na Igreja Nossa Senhora da Glória.


A equipe do Movimento de Cursilhos planejou um percurso que possibilita a integração de novos participantes durante o trajeto. A paróquia do bairro Camobi é o ponto de partida do itinerário que segue pela Av. João Machado Soares - RS 509 - Av. Osvaldo Cruz - Av. Nossa Senhora das Dores e finaliza na Basílica da Medianeira. Foram planejados quatro locais para paradas onde serão realizadas orações e canções em ação de graças pela vida e saúde e onde novos participantes podem aderir a atividade; Santuário do Divino Espírito Santo na RS 509; Casa Museu Diácono João Luiz Pozzobon, na Av. Osvaldo Cruz; Santuário Tabor (Mãe, Rainha e Vencedora Três vezes Admirável de Schoenstatt, e Igreja Nossa Senhora das Dores, ambos na Av. N. Sra das Dores.


O evento é destinado a ciclistas de todas as idades, e cada um pode participar a partir do local mais adequado para o seu deslocamento, não importa a idade nem o tipo de bicicleta, o importante é cada um demonstrar sua fé no Deus da Vida, realizar uma atividade física e ter momentos de convivência com outros ciclistas.


Para Wladimir Comassetto “Importa vivermos como romeiros da esperança, da misericórdia e, assim, possamos pedalar todos os dias buscando construir uma sociedade mais justa, solidária e fraterna, uma sociedade “onde todos somos irmãos” como nos fala o Papa Francisco” afirmou um dos organizadores.


Para aqueles que não pedalam, mas desejam participar, os organizadores convidam para fazer parte da acolhida aos ciclistas, no Parque da Medianeira.

A Romaria encerrará com a Celebração Eucarística e bênção aos participantes, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Leomar Antônio Brustolin, às 10h, no Altar-monumento. Cada Paróquia, movimento, comunidade ou grupo de ciclistas pode marcar sua presença participando identificados com suas camisetas.


A Mãe Medianeira de Todas as Graças acolhe a todos os ciclistas, familiares e comunidade, e oferta sua misericordiosa intercessão, para que o Deus da Vida, conduza e proteja todos os ciclistas. Organize sua paróquia, sua pastoral, seu movimento ou serviço e venha parte deste momento!