top of page
Buscar

Arquidiocese de Santa Maria promove visita da Imagem de Nossa Senhora Medianeira às escolas.

Atualizado: 28 de out. de 2022

Escola Infantil Jardim de Maria

De 24 de outubro até 3 de novembro a Imagem de Nossa Senhora Medianeira percorrerá as escolas católicas de Santa Maria. Esta visita aos espaços educativos está relacionada ao tema da Romaria deste ano Medianeira da Graça, Educadora da Paz. Maria, Mãe de Jesus, é a educadora por excelência.

As comunidades educativas foram incentivadas a organizar a acolhida através da confecção de flores, bandeirinhas, leituras ou encenações.

Colégio Coração de Maria

A primeira instituição visitada, no dia 24 de outubro, pela manhã, foi o Colégio Coração de Maria, onde uma encenação da passagem bíblica da Visitação foi realizada pelos alunos, de acordo com os textos do evangelho de São Lucas (1,39-56). “Feliz Aquela que acreditou!” repetiram os estudantes. O encontro de Maria e Isabel é sinal da presença amorosa de Deus que se manifesta no dia-a-dia.

Durante a tarde a visita aconteceu na Escola de Educação Infantil Jardim de Maria, onde, de acordo com a diretora da escola, Ir. M. Angela Regina Zam, as crianças foram previamente motivadas a levarem flores para Nossa Senhora. “Foi um momento muito lindo, as crianças oferecendo as flores, foi um mar de flores para Nossa Senhora”, declarou a educadora.

De acordo com a professora Camila Dalmolin Hoffmann, integrante da Comissão de Educação e Cultura da Arquidiocese, este movimento tende a se estender para as redes municipal e estadual no próximo ano, de acordo com a solicitação das escolas.

A educação é um tema caro para a Igreja no mundo, através do Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco, pois, conforme o provérbio africano usado pelo Pontífice, “é necessário uma aldeia inteira para educar uma criança”. E, no Brasil, neste ano também é tema da Campanha da Fraternidade, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através do tema “Fala com sabedoria, ensina com amor”. No âmbito arquidiocesano, alinhados a estes propósitos, diversas iniciativas estão em andamento, como as Rodas de Conversa e a Jornada Pedagógica.


24/10 - Segunda-feira, 9h, Colégio Coração de Maria

24/10 - Segunda-feira, 15h, Escola de Educação Infantil Jardim de Maria

25/10 - Terça-feira, 9h, Escola Santa Catarina

26/10 - Quarta-feira, 9h, Colégio Medianeira

26/10 - Quarta-feira, 15h, Colégio Marista Santa Maria

27/10 - Quinta-feira, 9h, Escola N. Sra. da Providência

28/10 - Sexta-feira, 9h, Colégio Franciscano Sant’Anna

28/10 - Sexta-feira, 15h, Universidade Franciscana

31/10 - Segunda-feira, 9h, Faculdade Palotina, Colégio Antônio Alves Ramos e Centro Social e Cultural Vicente Pallotti

31/10 - Segunda-feira, 15h, Colégio N. Sra. De Fátima

1/11 - Terça-feira, 9h, Escola Marista Santa Marta

1/11 - Terça-feira, 15h, Obra Social Santa Marta

3/11 - Quinta-feira, 9h, Instituto Arquidiocesano São José

Colégio Santa Catarina

A 79ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças já está acontecendo e encerra suas atividades com uma programação especial nos dias 05 e 06 de novembro de 2022, no Parque da Medianeira.


Acesse fotos das visitas aqui.




bottom of page