Buscar

Arquidiocese de Santa Maria promove Simpósio de Mariologia

Especialistas apresentarão aspectos da atuação da Virgem Maria na teologia, artes e piedade popular



Em uma ação inédita, a Arquidiocese de Santa Maria em parceria com a Universidade Franciscana (UFN), a Faculdade Palotina (FAPAS) e a Academia Marial de Aparecida/SP, realiza o 1º Simpósio de Mariologia da região. A atividade acontece no Salão de Atos da UFN, de 21 a 23 de outubro e quer refletir sobre a pessoa de Maria na Bíblia, na Igreja, na arte e na devoção popular. As inscrições podem ser realizadas no site da UFN e os participantes receberão Certificado de Extensão, fornecido pela FAPAS. O investimento é de R$: 50,00 (cinquenta reais)

Para aprofundar o tema Medianeira para a sinodalidade da Igreja estão entre os especialistas convidados estão a Dra. Ir. Maria Freire da Silva, ICM (PUCSP), o especialista Vinícius da Silva Paiva, da Academia Marial de Aparecida e o Pe. José Ulysses da Silva, diretor da Academia Marial de Aparecida (AMA).

Além das conferências estão previstos diálogos, celebrações e uma apresentação artística, com a execução do Hino Akáthistos, o Hino à Mãe de Deus.


Programação:

21 de outubro - Sexta-feira

20h - Conferência 1 - “Eis a Serva do Senhor”: A Virgem Maria na Sagrada Escritura.

Conferencista Ms. Ir. Élida Debastiani, ICM, Mestra em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma.


22 de outubro - Sábado

8h50min - Ave, Filha do Teu Filho: Santa Maria na perspectiva da Patrística

Conferencista Dra. Ir. Maria Freire da Silva, Doutora em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, na Itália.


11h - Mãe de Deus e nossa: Maria na Lumen Gentium

Conferencista Ms. Vinícius da Silva Paiva, integrante da Academia Marial de Aparecida, mestrando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).


14h15min - Rogai por Nós! Maria na piedade popular

Conferencista Ms. Pe. José Ulysses da Silva, CSsR, diretor da Academia Marial de Aparecida, Mestre em Teologia Litúrgica pelo Pontifício Ateneu Anselmianum, em Roma.


16h15min - Sob O Olhar da Guadalupe - Maria na América Latina

Conferencista Dr. Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria, Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade San Tommaso (PUST), Itália e Membro da Comissão Doutrina da Fé da Conferência Nacionaldos Bispos do Brasil (CNBB).


20h - A Compadecida: Análise da presença de Maria no Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna

Conferencista Dr. Renato Ferreira Machado, da Faculdade Dom Bosco, Doutor em Teologia pela Faculdade EST.


23 de outubro de 2022 - Domingo

8h50min - Medianeira da Graça - Mariologia e Sinodalidade

Conferencista Ms.Pe. Enio José Rigo, padre na Arquidiocese de Santa Maria, Mestre em Teologiapela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grandedo Sul (PUCRS).