top of page
Buscar

Arcebispo de Santa Maria realiza a abertura do Catequistas Brasil


O Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho, em Aparecida/SP acolhe o maior evento para Catequistas do país e a abertura dele aconteceu nesta manhã, às 9 horas, com a presença de nomes reconhecidos pelo trabalho junto à Evangelização. A conferência de abertura do Catequistas Brasil ficou a cargo de Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria. A temática abordada: “Interpelações à Catequese em tempos de pandemia e sinodalidade” trouxe reflexões sobre a questão de Deus diante da crise causada pela pandemia da COVID-19, a condição humana e suas fragilidades e o lugar da comunidade cristã neste contexto.


Para o Arcebispo eventos como este são importantes para fortalecer o sentido de pertença e a comunhão entre pessoas que se dedicam aos ensinamentos da Palavra de Deus. Possibilitam aprofundar os conteúdos e contextos para auxiliar na transmissão da fé.

As 11h30 aconteceu, também, a sessão de autógrafos do livro Sob o Olhar de Guadalupe - Sinais do Céu Sobre a Terra, escrito por Dom Leomar Antônio, em 2020, após uma experiência pessoal na Cidade do México. A publicação foi lançada pela Editora Paulus.


Ainda estão previstas a sessão de autógrafos do livro A história de Jesus, narrada às crianças, publicado pela Editora Paulinas, hoje, às 15 horas e a realização da conferência de encerramento, com a temática: Pensar e propor uma Catequese pós pandemia, com técnicas e metodologias pastorais, no dia 13 de fevereiro, às 10h20.


Sobre o livro A História de Jesus narrada às crianças

De maneira simples, com ilustrações e atividades, o livro escrito por Dom Leomar Brustolin traz um roteiro para apresentar, aos pequenos, várias passagens da vida de Jesus e que pode ser usado na família, na escola e nas comunidades, como um subsídio de pré-catequese. Com 30 histórias sobre fatos marcantes da Vida de Jesus, este livro se propõe levar às futuras gerações, a história do amor que salva e liberta. Como diferencial, o livro também oferece atividades para colorir, passatempos e adivinhas sobre as passagens bíblicas.


Sobre o livro Sob o Olhar de Guadalupe

A Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe no México é o santuário mariano mais visitado do mundo, reunindo, anualmente, milhões de peregrinos. Lá está exposta a sagrada imagem impressa na veste de Juan Diego em 1531, que se conserva intacta e contém mistérios que desafiam a ciência. Essa foi a primeira aparição de Nossa Senhora reconhecida oficialmente pela Igreja. O evento guadalupano permitiu a inculturação da fé cristã em meio ao choque civilizacional entre astecas e espanhóis. Este livro recupera os dados da aparição para interpretá-los segundo a ótica da espiritualidade mariana, valorizando a beleza e a teologia desse acontecimento que alcançou uma multidão de pessoas em diferentes épocas. Seu conteúdo instigou índios, clérigos, artistas, cientistas e críticos a prestarem mais atenção aos sinais do céu que marcam a terra.


Sobre o Catequistas Brasil

O Catequistas Brasil acontece de 11 a 13 de fevereiro de 2022 e é um encontro que reúne milhares de catequistas e oferece modelos avançados de formação e partilha para que os participantes encontrem inspiração, motivação e conhecimentos para ampliar suas competências no Ministério da Catequese e na sua missão de formar novos discípulos missionários de Jesus Cristo. Organizado por catequistas com a colaboração de leigos e religiosos que se dedicam a catequese em suas missões evangelizadoras, o evento oferece múltiplas atrações técnicas e pastorais em atividades simultâneas com palestras, oficinas, arenas catequéticas e shows. Acontece anualmente de maneira presencial na cidade de Aparecida e neste ano também será transmitido pela internet, ao vivo, direto do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida.




Dom Leomar Antônio e Pe. Zezinho, no Catequistas Brasil 2022



Pe. Joãzinho, SCJ e Dom Leomar Antônio, no Catequistas Brasil 2022




Conferência de abertura do Catequistas Brasil 2022



Sessão de autógrafos do livro Sob o Olhar de Guadalupe, no Catequistas Brasil 2022

bottom of page