top of page
Buscar

Arcebispo de Santa Maria participa de reunião do Consep, na CNBB, em Brasília

Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria, está participando da primeira reunião do ano de 2024 do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), na sede da CNBB em Brasília-DF.


Na primeira parte da manhã, deste primeiro dia de reunião do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os membros da presidência da entidade fizeram um informe sobre a visita à Santa Sé, de 8 a 12 de janeiro, com enfoque especial no encontro com o Papa Francisco, no dia 11, e as 25 reuniões que foram realizadas com Dicastérios e Congregações da Cúria Romana.


Outro ponto abordado, foi a apresentação realizada pelo arcebispo de Santa Maria (RS), dom Leomar Brustolin, presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, sobre o processo de elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Dom Leomar informou que a Equipe de Coordenação do Processo de Sistematização das Novas Diretrizes elaborou um texto motivador que subsidiará o debate entre os bispos durante a 61ª Assembleia Geral da  CNBB, em abril deste ano.


O texto, segundo dom Leomar, que será usado na conversação espiritual, aponta para a figura da Tenda Alargada, aberta à hospitalidade, como imagem central. Outra ideia trabalhada é a de escutar os sinais dos tempos e perceber, como cristãos, como Deus age com seu amor em contextos de guerras e epidemias.


Dom Leomar reforçou ainda que o texto vai propor urgências da missão com pontos bem concretos para serem avaliados a cada 4 anos. A proposta é avançar para o estímulo às pequenas comunidades como espaços de vivência da Palavra de Deus. Outras ideias a serem reforçadas é a vivência de uma espiritualidade litúrgica e a iniciação à vida cristã, não apenas ligada à catequese. O texto aponta ainda para a conclusão na perspectiva da Esperança, como anunciada pelo Jubileu, e no do Reino de Deus.


Os bispos do Consep refletiram sobre a análise de conjuntura sociopolítica com o título “Precisamos falar sobre outra economia” e sobre a conjuntura eclesial cujo título foi “Ethos Religioso hoje no Brasil”.


Sobre a análise sociopolítica, o arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino, reforçou que o texto está muito bem feito. Em contrapartida, provocou o grupo a refletir sobre qual a incidência das análises e sobre a importância de a CNBB pensar passos mais concretos no sentido de ir além da reflexão.


Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus


A reunião do Consep teve início com oração frente às relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus na capela da CNBB. Durante todo o dia, os bispos que participam da reunião do Consep e os colaboradores da Conferência realizaram momentos de oração diante da urna com os restos mortais da Santa de Lisieux.


A visita acontece no contexto do aniversário de 150 anos de nascimento de Santa Teresinha, celebrado em 2023. Na programação, as relíquias serão levadas a 70 cidades brasileiras. Em Brasília, a urna foi acolhida em missa presidida pelo arcebispo emérito do Ordinariado Militar no Brasil, dom Fernando José Monteiro Guimarães. O bispo, inclusive, acompanhou a chegada na sede da CNBB.


As relíquias de Santa Teresinha estarão em Santa Maria entre os dias 02 e 04 de março de 2024. A programação completa será divulgada em breve.



Informações e fotos: CNBB Nacional

bottom of page