Buscar

Agentes do Regional Sul 3 participam do 7º Encontro Nacional da PASCOM

O Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba – SP, acolheu de 22 a 24 de julho, o 7º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, com o tema “Comunicação e Sinodalidade: comunhão, participação e missão”. Realizado de forma híbrida, o encontro contou com a participação de cerca de 500 agentes da PASCOM de todo o Brasil, sendo 300 de forma remota e outros 200 presentes em Itaici. Do Regional Sul 3 da CNBB, participaram presencialmente 9 agentes da PASCOM RS e, de forma remota, outros 13 pasconeiros.

A conferência de abertura do encontro, na noite de sexta-feira (22), contou com a participação do Pe. Sérgio Leal, diretamente de Porto – PT. No decorrrer dos dias, outras quatro conferências ajudaram os participantes a aprofundarem os eixos da Pastoral da Comunicação – Formação, Articulação, Espiritualidade e Produção. A programação também contou com oficinas temáticas e com a partilha de boas práticas na PASCOM.

O bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Giovani Mol, destacou que o momento deu uma contribuição para todos os pasconeiros entenderem o que é, de fato, ser uma Igreja sinodal, experiência na qual todos caminham juntos, tarefa a ser assumida por todos os agentes da Pastoral da Comunicação.

Para a coordenadora da PASCOM no Regional Sul 3, Greice Pozzatto, o momento foi muito rico, com a participação de 22 agentes da PASCOM do Rio Grande do Sul. Ela avalia muitos pontos positivos, mas destaca especialmente dois:

"O primeiro deles é o conhecimento que adquirimos através das conferências e oficinas e, em segundo, podemos destacar a troca de experiências, visto estarmos presentes em um evento de grande abrangência, onde encontramos pessoas de diversos cantos do país, com realidades diferentes, mas que se assemelham na caminhada. É a partir de momentos como este que podemos caminhar juntos, formando a unidade que tanto almejamos em nossa Igreja. Certamente, quem participou presencial ou online, em suas dioceses, regará esta semente plantada nestes dias de encontro e colherá bons frutos, realizando cada vez melhor a missão de comuicar em suas dioceses, a boa notícia, trabalhando pelo Reino de Deus", conclui a coordenadora regional.


Nova coordenação nacional 2022 – 2026

A equipe é formada pelo coordenador-geral reeleito para mais um mandato, Marcus Tullius, pela vice-coordenadora Janaina Gonçalves, atual coordenadora da Pascom-Regional Leste 2, ambos de Belo Horizonte (MG), e pelo secretário-geral, Allex Ferrero, também coordenador da Pascom-Regional Nordeste 1, do Ceará.

O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, que também agradeceu à Patrícia Luz pelo exercício da função de secretária-geral nos últimos quatro anos.

O encontro terminou na manhã do domingo, 24 de julho, com uma a missa presidida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB.


Fonte: CNBB Sul 3 - https://cnbbsul3.org.br