Buscar

Adiada a 61ª. Romaria de Nossa Senhora de Fátima em Nova Esperança do Sul

A decisão de adiamento se dá em virtude do avanço nas contaminações de covid-19 e gripe


Considerada uma das principais atividades da Arquidiocese de Santa Maria, a Romaria de Nossa Senhora de Fátima chegou a ter 5 mil participantes antes da pandemia. Normalmente, os fiéis acompanham a procissão que parte da Igreja Matriz com destino a Gruta Subterrânea Nossa Senhora de Fátima. Durante o trajeto de 9 quilômetros, são realizadas orações, entoados cantos e realizadas paradas em outros pontos turísticos. São presididas duas celebrações, uma na Igreja antes de iniciar o percurso e outra na Gruta onde também acontece a bênção da saúde.

Para o pároco da Paróquia São José, de Nova Esperança do Sul, Darcione Martins – “infelizmente, devido ao grande número de casos que surgiram no momento, já estávamos com tudo programado, mas não seremos nós Igreja a abrir precedentes para aglomerações”.



Sobre a Romaria:

A primeira Romaria em honra à Nossa Senhora de Fátima, foi realizada em 1961, quando foi feito um altar no espaço entre duas fendas, no qual foi colocada a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Hoje, a estátua da santa, se encontra em frente à entrada de um dos túneis que liga o seu interior a uma saída para a entrada superior do local. As atividades tiveram início com a orientação do pároco Padre Achilles Luiz Bertoldo. Mas só a partir de 1980 o Padre Abrahão Cargnin, com a ajuda da comunidade, através de mutirões alargou o túnel que dava escoamento à água abundante em todo o espaço interno da gruta, criando um outro acesso ao interior de toda a área subterrânea, além de refazer a escadaria em concreto.


Sobre a gruta subterrânea:

A Gruta Nossa Senhora de Fátima, localizada em Nova Esperança do Sul é considerada como uma das maiores grutas subterrâneas da América Latina. A caverna da gruta moldada pela natureza pode abrigar até 5.000 (cinco mil) pessoas em seu interior, é formada por rochas de arenito e possui 2 aberturas em seu teto, como se fossem claraboias, por onde entra a claridade, além de túneis que dão acesso às trilhas, cascatas e para a superfície. Tem aproximadamente 15m de profundidade e 3200 m², sem considerar seus túneis e escadas. As cascatas que fazem parte do complexo rochoso da Gruta, ficam em propriedades particulares, mas a sua visitação é permitida pelos proprietários. As quedas d'água são:


Cascata Véu de Noiva- Com 30 metros de altura, nomeada assim por a queda d'água parecer um véu.

Cascata dos Corvos- Com 29 metros, considerando as 2 quedas, possui esse nome devido inúmeras aves de rapina, pousarem e fazerem seus ninhos nos paredões rochosos e árvores. Seu acesso é através de trilhas em meio a mata nativa.