No último dia 10 de março, aconteceu a 64ª Assembleia dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística - MESCE, na Arquidiocese de Santa Maria. Realizada no Instituto São José, o evento contou com a participação de cerca de 800 ministros.
Ao longo do dia, foi realizado um estudo com base na Carta Pastoral do Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, chamada "Num Só Corpo". A assessoria, pelo turno da manhã, ficou por conta da Ir. Élida Debastiani, ICM, Coordenadora Arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã - IVC, e Ir. Célia de Fátima da Veiga, PCC, integrante da Comissão Arquidiocesana de Educação e Cultura. Ao final da manhã, o Arcebispo Dom Leomar falou sobre a missão de todos os batizados na Arquidiocese.
Já no turno da tarde, foram trabalhados temas voltados a Formação Litúrgica, Pastorais e Jubileu 2025. A Formação Litúrgica foi conduzida pelo Pe. Enio Rigo, responsável pela Comissão Pastoral da Liturgia, e pelo seminarista Gustavo Marconato, cerimoniário da ArquiSM. A parte de Pastorais foi apresentada pelo Pe. Gerson Gonçalves, Coordenador de Pastoral. E o Jubileu 2025 foi repassado pelo Pe. Júnior Lago, Animador Vocacional da Arquidiocese de Santa Maria.
Com o grande número de ministros participando da 64ª edição da Assembleia dos MESCE, os que não conseguiram entrar no auditório acompanharam a transmissão no salão do primeiro piso do Instituto São José.
Durante todo o evento, havia um clima orante, de amor à Igreja e desejo de servir. A assembleia se concluiu com a Celebração Eucarística na Basílica da Medianeira, que foi presidida por Dom Leomar Brustolin. Durante a Santa Missa, houve a Investidura dos Novos(as) Ministros(as) e o ministério do Leitorado para os dois futuros diáconos permanentes Alencar de Andrade, da Paróquia São Roque, de Faxinal do Soturno, e Cláudio Scalcon, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Santa Maria.
Informações e fotos: Pe. Enio Rigo/ArquiSM
Comments