3ª Jornada de Educação Arquidiocesana reúne instituições de ensino para discussão sobre os impactos da IA na educação
- ascom70
- 29 de mar.
- 2 min de leitura

Na manhã do dia 29 de março, a Arquidiocese de Santa Maria, em parceria com a FTD Educação, a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e o Colégio Marista Santa Maria, deu início à 3ª Jornada de Educação Arquidiocesana (3ª JEARQ) e ao 8º Dia ANEC Santa Maria, com o tema "A Inteligência Artificial no contexto da educação". O evento reuniu educadores, autoridades e instituições de ensino da cidade e da região, com o objetivo de refletir sobre o impacto da inteligência artificial na educação.
A programação contou com uma acolhida aos participantes no salão de eventos do Colégio Marista Santa Maria, onde um grupo de animação proporcionou um ambiente descontraído com músicas para dar as boas-vindas aos presentes. A abertura oficial do evento pelo mestre de cerimônias destacou a importância do evento, promovendo uma reflexão acadêmica e científica sobre a temática.
Na ocasião estiveram presentes o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin; a Reitora da Universidade Franciscana (UFN) e Diretora 1ª Vice-presidente da ANEC, professora Iraní Rupolo; o Reitor da Faculdade Palotina – FAPAS de Santa Maria, professor Jadir Zaro; a representante da 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria, professora Irenita Silva; e o Presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Marcos Vinícius Conceição.
Durante a manhã, os assuntos e palestrantes presentes foram os seguintes:
Palestra 01: A Inteligência Artificial no contexto da educação, com a Drª Solange Binotto Fagan e o Prof. Dr. Mirkos Martins, ambos da Universidade Franciscana – UFN.
Palestra 02: O docente e a inteligência artificial, com o Dr. Ricardo Spindola Mariz.
Na terceira edição da Jornada de Educação Arquidiocesana, além da formação continuada dos educadores das instituições de ensino da Arquidiocese de Santa Maria, o debate acerca da inteligência artificial estimulou reflexões e ações frente a seus impactos cada vez mais visíveis em nossa sociedade, em especial na educação e suas possibilidades para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem.
Comentarios