top of page
Buscar

2ª edição do Fé & Café reuniu mais de 70 pessoas na UFN

Nem mesmo o frio e a chuva desta quarta-feira, 14 de junho, espantou o público da 2ª edição do Fé & Café, projeto promovido pela Arquidiocese de Santa Maria, em parceria com o grupo Jovens SM e a Pastoral Universitária da Universidade Franciscana.

Mais de 70 pessoas se reuniram na sala 108 do prédio 16, no Conjunto 3 da UFN, onde foram recepcionados com muita música, carinho e café, para abordar um tema considerado "difícil" para a sociedade como um todo: morte e/ou luto.

"Vamos falar sobre morte? A vida como ela é: lutos e recomeços" foi o tema abordado e dialogado pelos presentes. O bate-papo, que contou com a assessoria do Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, e da coordenadora do curso de Psicologia da UFN, professora Fernanda Real Dotto.

Dom Leomar, que trouxe aos presentes o olhar do catolicismo e da fé por trás de perdas e do luto, ressaltou a importância de se tratar de questões mais profundas como a existência, o sentido da vida, até mesmo o sentido do morrer e do perder. "Se a gente não tratar de assuntos deste sentido, a gente também vai sentir falta de algo que estruture o nosso ser. Por isso essa iniciativa que humanizar a espiritualidade, o que favorece uma formação integral para jovens universitários e para qualquer outra pessoa que tiver interesse em participar", finalizou o Arcebispo.

Ambos os assessores responderam questionamentos sobre a temática e também citaram exemplos reais, o que fez com que, em alguns momentos, a emoção tomasse conta dos presentes.

Fernanda Real Dotto, que é psicóloga por formação, ressaltou que cada um dos presentes saíram transformados do bate-papo: "Relatos e histórias de outras pessoas também nos ajudam a ressignificar ou significar o que estamos vivenciando. Com certeza, cada um, seja os que falaram ou os que apenas escutaram e refletiram, vão sair daqui diferentes. São assuntos importantes para que consigamos nos encontrar e nos reencontrar de outras maneiras".

Ao final deste segundo encontro do Fé & Café, todos os presentes deram suas sugestões que serão analisadas para definir o tema da próxima edição do projeto, que já está marcada para o dia 05 de julho de 2023, na sala 108 do prédio 16, Conjunto 3 da Universidade Franciscana.

Em breve o tema e mais informações serão divulgadas nas redes sociais da Arquidiocese de Santa Maria e no perfil do Grupo Jovens SM, no Instagram.

Imagens: Marceli Rossi / Ascom ArquiSM

Comments


bottom of page